segunda-feira, 14 de abril de 2014

Affligem Tripel com Hamburguer de Salmão

Não, jamais eu faria isso, jamais eu picaria na ponta da faca um belo filé de salmão para transformá-lo em um hambúrguer. Assim como também jamais picaria o filé para fazer um cone de arroz com salmão conhecido como temaki... mas saca só. OS SUSHIMANS TAMBÉM NÃO O FAZEM. Exato. E foi graças a eles que aprendi essa técnica maravilhosa, que compartilharei com vocês agora.

Para utiliza-la você deve comprar o peixe inteiro. Mesmo que você retire os filés muito bem de ambos os lados, sempre sobra carne nas espinhas. E é aí que a técnica entra em ação, com uma colher, raspe todas as espinhas do peixe e retire toda a carne possível. Você se surpreenderá com a quantidade de carne obtida, e que pode virar um hambúrguer, um tartar ou um belo temaki!

Pode descartar a cabeça (embora de para retirar carne da cabeça com a colher também) e as espinhas. O salmão não serve para um bom caldo de peixe.

Caso você vá fazer um burguer, adicione temperos que você gosta, e na hora de grelhar use um fogo bem forte e tome muito cuidado com o ponto, pois ficará pronto mais rápido do que o filé de salmão.

É sensacional, além de ser muito saboroso, você está aproveitando tudo o que pode do alimento!

Harmonize salmão com pilsners, pale ales, tripels, blond ales e por aí afora. Apenas pense nos sabores e equilíbrio de forças. Por exemplo, para o salmão ter um pouco mais de intensidade e fazer frente a tripel, servi com um belo molho cremoso.
Abraços a todos!

Um comentário: