segunda-feira, 13 de julho de 2015

BodeBrown Cacau Wee Com Alcatra ao Molho de Rapadura

A Cervejaria Bodebrown de Curitiba sempre esteve a frente quando o assunto é brincar com receitas e explorar novos ingredientes e métodos de produção. Não a toa é uma das cervejarias nacionais mais premiadas. Uma de suas primeiras crias, a Wee Heavy, ganhou muito nome ao ser medalha de ouro no Mondial de Lá Biere no Canadá. Foi a primeira cerveja que provei da Bodebrown e na época com certeza uma das melhores cervejas que havia provado até então.

Nessa versão sazonal, a Wee Heavy recebe adição de cacau nacional proveniente da Bahia o que além da intensidade de maltes comuns a esse estilo de cerveja, fornece toques mais adocicados.

Wee Heavy é um estilo que tradicionalmente combina com carnes. Para brincar com o cacau, resolvi criar um molho de rapadura.

·         1 Baby Beef alto de Alcatra de 200 gramas
·         Sal e Pimenta do Reino
·         10 gramas de rapadura ralada
·         40 gramas de mostarda
·          10 ml de vinagre
·         Azeite q.b

1.       Se possível na noite anterior ao preparo: Seque bem a carne e tempere com o sal e a pimenta a gosto. Deixe-a descansar na geladeira sobre uma grade, descoberta.
2.       Pré- aqueça uma frigideira até o ponto de fumaça.
3.       Enquanto isso misture a rapadura, a mostarda e o vinagre. Prove e acerte os sabores conforme necessário.
4.       Adicione um fio de azeite à frigideira. Coloque a carne e deixe por 2min sem mexer, vire e termine a cocção até o ponto desejado (cerca de 4minutos para mal passado, ponto que eu recomendo)
5.       Retire a carne e pincele o molho em cima dela. Deixe-a descansar por cinco minutos e sirva com o acompanhamento desejado.

É bem difícil numa receita passar as orientações exatas sobre como deixar a carne no ponto correto, pois as variantes são muitas. Espessura da carne, temperatura da carne e da frigideira, tipo de material da frigideira, pressão da boca do fogão, tudo isso influencia na cocção. Portanto, sempre use seu instinto e tente “sentir” a carne.

A harmonização ficou muito bacana. A explosão de maltes dessa cerveja a torna perfeita 
para acompanhar carnes grelhadas ou na brasa.

Parabéns a Bodebrown por esta cerveja maravilhosa e por inovar sempre.


Abraços e uma ótima semana a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário